REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE DADOS OCEANOGRÁFICOS – LabDados DO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA FÍSICA, QUÍMICA E GEOLÓGICA (DOF) DO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (IOUSP)




1) Da Identificação e localização

O Laboratório de Dados Oceanográficos (LabDados) pertence ao Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica (DOF) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), estando localizado em São Paulo (SP), na Cidade Universitária – Praça do Oceanográfico, 191 – CEP 05508-120, Telefone 3091-6564, e-mail: labdados_io@usp.br.


2) Da finalidade

O LabDados tem por finalidade: Manter equipamentos de registros de observações oceanográficas e meteorológicas, instalados nas Bases de Pequisas “Dr. João de Paiva Carvalho” - Cananéia (SP) – litoral sul paulista e “Clarimundo de Jesus” - Ubatuba (SP) – litoral norte paulista – pertencentes ao IOUSP. Compilar os dados transmitidos das bases de pesquisas à sede do IOUSP na Cidade Universitária. Processar os dados de forma preliminar. Arquivar os dados em um banco de dados. Disponibilizar os dados oceanográficos e meteorológicos a usuários.


3) Histórico

O trabalho de aquisição dados oceanográficos e meteorológicos vem sendo realizado há mais de 50 anos. O banco de dados é composto, basicamente, por séries temporais de temperatura, pressão atmosférica e nível do mar, entre outras variáveis. Alguns registros, como os de nível do mar, foram iniciados em 1954, graças aos esforços ininterruptos de docentes e funcionários do IOUSP.


4) Da divulgação de atividades e contatos

O LabDados mantém site de divulgação de suas atividades www.labdados.io.usp.br, que permite comunicação com interessados e trocas de informações, incluindo a relação dos dados mantidos. O LabDados também edita uma publicação anual eletrônica com informações e processamentos básicos dos dados.


5) Fornecimento de dados

Os dados obtidos e arquivados pelo LabDados são disponibilizados para a comunidade científica e o público em geral, tanto pelo site como através de seu fornecimento por meio digital.


6) Solicitação de dados

Interessados poderão solicitar dados ao LabDados, mediante preenchimento de formulário disponível no site, com informações do solicitante e justificativa da solicitação.


7) Custos

Dados para utilização acadêmica ou para fins estritamente científicos serão fornecidos gratuitamente aos solicitantes. Dados para uso comercial terão cobrança de meio salário mínimo federal para cada mês de dados.


Comissão Coordenadora do LabDados.